O exame toxicológico é um procedimento realizado com o objetivo de identificar a presença de substâncias químicas no organismo do paciente.
A ocorrência de drogas ilícitas (como maconha, cocaína, extasy…) são prontamente identificadas através do material coletado no exame toxicológico.
O processo realizado em cada paciente depende muito da finalidade do diagnóstico. Exames toxicológicos são realizados com finalidades distintas, como ingresso em cargos públicos, motoristas profissionais de carga e passageiros. Geralmente são realizados para admissão/demissão de funcionários e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.
A lei que determina a obrigatoriedade
A lei 13.103/2015 (conhecida como lei do motorista ou lei do caminhoneiro), publicada no Diário Oficial da União em 03/03/2015, determina obrigatório o exame toxicológico para motoristas profissionais de transporte rodoviários de passageiros e carga. A realização do teste, portanto, fica obrigatória para motoristas de categoria C, D e E e deve ser exigida pelos DETRANS em habilitação, renovação ou mudança de categoria.
O exame toxicológico exige a coleta de quais amostras?
A modalidade específica do exame para motoristas profissionais possibilita o uso de cabelo (mínimo de 4cm de comprimento) e pelos. Já a emissão de CNH das categorias A/B possibilita a utilização de sangue, urina e suor.
Após quanto tempo a ingestão de drogas pode ser identificada no exame toxicológico?
O tempo varia de acordo com o tipo de substância consumida e a amostra biológica, a chamada janela de detecção. Cabelos, pelos e unhas são as amostras que possibilitam maior capacidade de identificação (o tempo é bastante variável, mas, ainda assim, muito mais identificável, podendo chegar a 180 dias após o consumo). As substâncias ingeridas pelo paciente acabam por nutrir os pelos e unhas do corpo, facilitando o teste.
Sangue e urina tem um tempo menor de análise, pois tendem a expelir as toxinas do corpo em um curto espaço de tempo (de um a três dias). No caso da maconha, esse tempo aumenta para dez dias pelo fato da planta ser lipossolúvel.
A importância do exame toxicológico
Ele garante mais segurança nas estradas brasileiras, pois a ingestão de substâncias ilícitas por motoristas de carga pode causar acidentes e trazer muitos prejuízos para a sociedade.
O processo do exame toxicológico e seus possíveis resultados
Após a coleta, as amostras (no caso de cabelos) são lavadas com o objetivo de eliminar possíveis alterações do ambiente. Após a higienização, são submetidas a reagentes que vão identificar a presença de drogas ilícitas.
Caso o resultado seja negativo, o exame é finalizado (por isso esse diagnóstico é mais imediato). Caso o resultado seja positivo, as amostras são imergidas em um antígeno que vai revelar quais as substâncias estão presentes.
Caso o resultado seja positivo, o paciente fica impossibilitado de ocupar o cargo de pretensão e/ou renovar sua CNH por um período de 3 meses, que é o tempo suficiente para a substância ser expelida pelo corpo.
Leia também: